O significado das cores: Razão, emoção, sensações e moda


Looks coloridos

Cor é energia, não é atoa que o preto tem culturalmente no Brasil um significado tão pesado, o de luto e, por isso, apesar da ideia -errada- de que o "pretinho básico" remete a elegância e emagrece, usar preto em uma entrevista de emprego ou numa apresentação, por exemplo, aumenta as chances de você ser rejeitada por trazer sensação de: distanciamento, frieza e negatividade. Coco Chanel só disse a famosa frase que "(…) toda mulher precisa de um vestido preto" porque precisava vender seus vestidos. Usar preto como artifício para parecer bem vestida e não errar no look ou se vestir rapidamente, é uma saída preguiçosa que acaba podando a sua relação com as cores, ocultando a sua essência e personalidade porque torna o ato de se vestir automático e sem graça. Claro que há exceções para quem realmente usa preto como parte de sua personalidade e estilo. Então, pra te ajudar a sair do óbvio e a entender o impacto que as cores têm sobre nós, separei uma listinha com as principais cores:

Looks com cor-de-rosa

  • Cor-de-rosa: Todos os sentimentos que pertencem ao rosa são positivos: charme, cortesia, sensibilidade e sentimentalismo. Ao mesmo tempo pode parecer infantil e suave demais, então, se você está em um ambiente com pessoas que precisam levar você mais a sério, o rosa pode afetar sua credibilidade ao passar uma mensagem gentil demais e muito doce.

  • Azul: Cor predileta entre homens e mulheres, vai bem em todas ocasiões e estações. Tem efeito calmante, transmite segurança e sentimentos positivos. A cor da simpatia e amizade, se quiser passar inteligência e independência, é a escolha perfeita.

  • Amarelo: representa otimismo, energia e maturidade. Como o sol, o amarelo age de modo alegre e revigorante, irradia como um sorriso. De efeito leve, é a cor da inteligência e do verão, e também de pessoas originais e da ostentação. É a cor para quem quer chamar atenção e ser notado.

Looks com vermelho

  • Vermelho: É a cor do fogo e do sangue, por isso está associado à energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, assim como a paixão, ação, desejo e amor, por isso a sua influência é ampla e complexa, é uma cor intensa emocionalmente.

Looks com cinza


  • Cinza: A cor mais rejeitada, é uma cor sem força e quem pensa no cinza não pensa nela como cor, mas nos sentimentos relacionados a ela; tédio, solidão, insegurança, insensibilidade, velhice, conservadorismo, sujeira. É uma cor extremamente neutra, então, como consultora, somente indico quando minhas clientes têm dificuldade em combinar cores e estampas, mas, nunca um look total cinza ou sem cor.


Looks com branco

  • Branco: Tradicionalmente aqui representando a paz, culturalmente na Índia ao contrário do Brasil, significa luto. É a cor mais elegante e refinada de todas, não existe significado negativo para o branco. O bem, o novo, honestidade, limpeza, inocência, leveza, objetividade e símbolo de status. Usar branco é ter a certeza de que não errou no look.


Looks com preto

  • Preto: Poder, dor, violência e morte. Existem mais significados negativos do que positivos ao preto e é por isso que é preciso usa-lo com cuidado. Usar muito preto causa sensação nas pessoas de distanciamento, ou seja, que você não está aberta ao diálogo, traz tanta seriedade que pode parecer arrogante. E mais do que qualquer cor, o preto é capaz de te apagar, te camuflando na multidão e não fazendo você ser percebida quando precisar: entrevistas e reuniões, por exemplo. Ao mesmo tempo, usar preto quer dizer abrir mão de chamar a atenção, ser tão confiante que não se importa em fazer esforço para ser notada, e é daí sua verdadeira noção de elegância. Ao contrário do que muita gente pensa, preto não é uma cor universal e não combina com tudo nem com todos.

E aí? Agora ficou fácil de entender a importância e o impacto que as cores causam nas pessoas, né? Recadinho: a consultoria de imagem é um serviço que envolve muito autoconhecimento, as mudanças vêm de dentro pra fora, tanto que eu costumo dizer que roupa é a última coisa que eu trabalho na consultoria. Então, nunca se esqueça: vista-se para a pessoa mais importante da sua vida: você. Para mais conteúdo de moda e cores, me segue lá no Instagram: @jessicavqueiroga

© 2020 by Brumisha Brecho

Shayane Oliveira - Rua João Carneiro de Campus - Mairinque - SP 18120-000 - brumishamoda@gmail.com

0