Círculo Cromático - Um arco íris de cores no seu guarda roupa

Atualizado: Set 18


Rainha Elizabeth II e sua marca registrada: cores


Uma ferramenta que uso muito no meu trabalho de consultoria de imagem e faço questão de ensinar minhas clientes que realizam o serviço de analise de coloração é essa roda de cores chamada círculo cromático. É a forma mais rápida e eficiente de combinar cores e inclusive é muito utilizado por designers na criação de produtos ou profissionais de comunicação em publicidades e propagandas.

Círculo cromático


Existem 3 formas simples para combinar cores seja em roupas ou acessórios. A primeira é a combinação monocromática em que escolhemos uma única cor, exemplo: amarelo e usamos só amarelo em um look todinho. É divertido brincar com os tons, podendo usar um tom mais claro contra um tom mais escuro e assim criar contrastes dentro de uma mesma cor. O efeito de um look monocromático é uma imagem elegante e moderna além de visualmente alongar o corpo como alternativa ao salto alto. Estamos acostumadas a fazer essa combinação com preto, né? Então, aí está a sua chance de sair da zona de conforto sendo mais colorida. Se amarelo pareceu muito ousado para você, pode começar com azul; a cor azul agrada a todos (pesquisas comprovam), e além de clássica só transmite coisas boas como segurança e tranquilidade.


A primeira é a combinação monocromática em que escolhemos uma única cor, exemplo: amarelo e usamos só amarelo em um look todinho. É divertido brincar com os tons, podendo usar um tom mais claro contra um tom mais escuro e assim criar contrastes dentro de uma mesma cor. O efeito de um look monocromático é uma imagem elegante e moderna além de visualmente alongar o corpo como alternativa ao salto alto. Estamos acostumadas a fazer essa combinação com preto, né? Então, aí está a sua chance de sair da zona de conforto sendo mais colorida. Se amarelo pareceu muito ousado para você, pode começar com azul; a cor azul agrada a todos (pesquisas comprovam), e além de clássica só transmite coisas boas como segurança e tranquilidade.


Combinação monocromática tons de azul


A segunda maneira de usar cores é a complementar; são cores opostas, estando uma de frente para a outra no círculo. Você pode usar qualquer variação de tom do círculo, como um azul escuro com um laranja pastel, por exemplo. Cores complementares trazem a mensagem de informalidade, ousadia e muita criatividade, gerando impacto. Sabe aqueles dias em que você está cheia de energia querendo passar otimismo para o mundo além de reforçar uma imagem mais confiante e receptiva? Pois bem, faça uma combinação com cores complementares.


Combinação de cores complementares


E por últimos temos a terceira forma criativa de exercitar cores no nosso guarda-roupa: análogas. São cores vizinhas, estando lado a lado no círculo, podem incluir até 3 cores juntas! Se você quer parecer jovem e original, mas ainda comunicar elegância, essa coordenação é perfeita pra você. Cores análogas são naturalmente encontradas na natureza em animais e plantas, e por isso, por mais exagerada a ideia de misturar até 3 cores num mesmo look possa parecer, ao olho humano é encarado com normalidade e como algo agradável.


Combinação de cores análogas


Se você vai tentar alguma dessas combinações, marca a gente! Fico sempre muito contente quando vejo minhas leitoras/seguidoras se divertindo na hora de se vestir e criando mais confiança e autonomia. Borá colorir esse mundo! Para mais conteúdo de moda e cores, me segue lá no instagram: @jessicavqueiroga



Brumisha Brechó
Assine nossa newsletter

© 2020 by Brumisha Brecho

Shayane Oliveira - Rua João Carneiro de Campus - Mairinque - SP 18120-000 - brumishamoda@gmail.com

0